segunda-feira, 26 de maio de 2008

Billabong Eco Surf Festival 2008


O baiano Bernardo Lopes venceu primeira etapa do Trials WQS.
Foto: Pedro Cordeiro / Projeto Tamar.


Surfistas baianos disputam uma vaga para WQS da Praia do Forte neste domingo
Surfersvillage Global Surf News, 16 May, 2008 : - - As ondas da praia da Catinguiba, na Praia do Forte (Mata de São João - Ba), recebem surfistas profissionais e amadores neste domingo (18), para a segunda etapa do Circuito ASPF Trials WQS, que oferece uma vaga de convidado para o Billabong Eco Surf Festival, prova do Circuito Mundial World Qualifyng Series (WQS), que acontece no mesmo local entre os dias 16 e 22 de junho.
O evento, promovido pela Associação de Surf da Praia do Forte (ASPF), vale também como quinta etapa do Circuito EducaSurf, voltado para atletas locais de 9 a 18 anos.A expectativa dos organizadores é por ondas de boa qualidade, assim como ocorreu na prova anterior, realizada no dia 21 de abril e vencida pelo surfista profissional Bernardo Lopes e pelos locais Maurílio Souza (Junior) e Alex Macedo (Estreante). Lopes, um dos maiores destaques do surfe baiano no cenário nacional na atualidade, já confirmou presença na prova de domingo, conforme informações do presidente da ASPF, Robenygue Siqueira.
Além dele, figuram como favoritos na prova os “locais” Moreno Lélis (vice-campeão na etapa inaugural), Litinho, Flávio “Garga” Nunes e Leonan Nunes.

Um dos principais propósitos do Circuito ASPF Trials WQS é angariar fundos para fortalecer as ações da associação de surf local, sobretudo o EducaSurf, que trabalha com ações sócio-educacionais e ambientais voltadas para cerca de 30 jovens surfistas do vilarejo. A Praia do Forte é um dos destinos turísticos mais badalados do Brasil e tem cerca de 2500 moradores.
A vaga oferecida para a etapa do WQS é uma das seis inscrições (duas na categoria feminina e quatro na masculina) oferecida pelo Billabong Surf Eco Festival, como forma de incentivar a promoção da cidadania e da educação na localidade.“Esse reconhecimento com a nossa entidade é muito importante e bem vindo, pois vai nos impulsionar na realização dos nossos objetivos. Vamos reverter todas as receitas fruto da colaboração do Billabong Surf Eco Festival para as nossas ações”, explica o presidente da associação e bacharel em hotelaria, Robenygue Siqueira.
Ele reitera que todos os vencedores da prova ganham kits e pranchas Surfing Series. Na categoria Junior participam surfistas com até 18 anos de idade e na Estreante competem crianças de nove a 14 anos.
Cinco estrelas
O Billabong Surf Eco Festival é a 16ª etapa do circuito mundial WQS masculino, sexta do feminino e distribuirá U$ 140 mil em dinheiro. Além das disputas por pontos no ranking que dá acesso ao World Championship Tour (WCT) de ambas as categorias, o evento traz uma concepção diferenciada das demais competições esportivas e promoverá uma grande integração entre esporte, ecologia, cultura, ação social e entretenimento.As atividades sócio-ambientais são coordenadas pela surfista, bióloga e educadora Carla Circenis e envolvem palestras de ambientalistas de todo o Brasil, ações ambientais, oficinas e exposição de projetos como o Tamar e o Baleia Jubarte. Na praia, a estrutura contará com uma tenda ambiental, onde o público terá acesso a diversas informações sobre os projetos e sobre a Praia do Forte.


O Rappa
Já a diversão fica por conta de um grande show que envolve os grupos O Rappa e Diamba e o cantor Tomate. Tudo isso acontece no dia 07 de junho, uma semana antes da competição, no espaço Oásis, na entrada da Praia do Forte. Durante a semana do evento, a diversão também vai rolar solta, com muita badalação e forró por todo vilarejo, já que o tudo acontece nas vésperas do São João.

Nenhum comentário: